A
violência é um problema social que está presente constantemente nas ações
dentro das escolas, nas famílias e na sociedade, se manifestando de diversas
formas entre todos os envolvidos neste processo..
Além disso, a violência estampada nas escolas, nas ruas das cidades e a violência doméstica, têm levado crianças e jovens a perder a credibilidade quanto a uma sociedade justa e igualitária, incapaz de promover o desenvolvimento social em iguais condições para todos, tornando-os violentos, conforme esses modelos sociais.
O dia a dia destas pessoas deveriam traduzir respeito ao próximo, através de atitudes que levassem à amizade, harmonia e integração das pessoas na sociedade de maneira segura.
Muito se diz sobre o combate à violência, porém, levando ao pé da letra, para muitos,combater a violência significa guerrear, bombardear, batalhar, o que não traz um conceito correto para se revogar a mesma afinal, a credibilidade e a confiança são as melhores formas de mostrar para crianças e jovens que é possível vencer os desafios e problemas que a vida apresenta de maneira coerente e positiva.
E possível com um trabalho em conjunto entre a Sociedade e o Poder público para sanar estes problemas que vem destruindo nossos jovens levando os mesmos ao declínio e a perda de sua liberdade, que conduz nossa sociedade a destruição de valores.
A forma mais coerente de protegermos nossos filhos é com métodos preventivos, onde é diagnosticado os problemas no inicio e a tempo de ser tratado, enquanto for usado a força e a repressão em vez de prevenção, estaremos batendo na mesma tecla sem êxito em nossos propósitos.
Por: Vera Silveira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário