sábado, 31 de agosto de 2013

O QUE A SOCIEDADE PODE FAZER A FAVOR DA SEGURANÇA PÚBLICA?


                                                      


Devemos  iniciar com a conscientização de que só vamos ter uma Segurança Pública de qualidade para nossa sociedade, a partir do momento que assumirmos nossa parcela de responsabilidade nesta luta junto ás Guardas Municipais.
Enquanto continuarmos na nossa zona de conforto assistindo as  desgraças que vem acontecendo com outras famílias  ou amigos através de noticiários, vitimas deste sistema falho que ai está, só vamos adiar  sofrimentos maiores para  um futuro bem próximo  com uma grande  possibilidade  de sermos nós e não o vizinho ou amigo,  de estarmos  sentindo a dor  da  perda de um ente querido.

Não adianta pensar que irão fazer algo por nós se não reagirmos com firmeza e determinação nesta luta,
vão continuar  nos fazendo  promessas   fabulosas que jamais   passarão  de  falas.

O tempo passa e a situação  continua  a mesma,  e ai,  teremos mais uma vez a sensação de fracasso, talvez por ter feito muito pouco ou nada para conscientizar  estes políticos  das suas responsabilidade enquanto governantes e representantes do povo ou até  mesmo tira-los do poder dado por nós.

 Sempre que  cobramos mais policiamento nas ruas de nossas cidades, mais Guardas Municipais atuando em nossos Municípios com condições dignas  para exercerem suas funções, infelizmente ainda  se houve  de alguns insensatos ou oportunistas, que as nossas GCMs não estão preparadas para atuarem,  que não foram bem preparadas para exercerem tais funções.

Perguntamos então:
 - Por que  as demais instituições  como a Policia Civil e principalmente a Policia Militar, que por sinal vivem em guerra entre elas ( P.Civil x PM ) na disputa de poder,  consideram  as Guardas Municipais incapacitadas e mal preparadas  se  a maioria das Corporações  Azul Marinho foram  treinada e capacitadas  pela  própria PM?

Principalmente no estado de minas gerais é exatamente assim que  vem acontecendo,  a maioria das  cidades que possuem   uma  corporação de Guardas Municipais, mesmo que precária,  as mesmas são ou  já foram comandadas por PMs  em fim de carreira  ou reformados , que fazem  da Corporação um cabide de emprego com apoio e aprovação  do poder Municipal.

Se foram eles os mestres do conhecimentos,  táticas e treinamentos  a estes GMS,  qual seria então  o motivo desta incapacidade segundo  estes coronéis que insistem em difamar a corporação Azul Marinho?

Eu respondo:
- Por que  estes coronéis  reformados da PM que ai estão ou estiveram,   frente  ao comando  de uma corporação  formada  hoje por agentes da Segurança Pública, que já ocupa  um lugar de suma importância para a sociedade brasileira,  vão apoiar  ou instruir estes  GCMs  enquanto  aspirantes de maneira  eficaz  e precisa, e   arriscar a queda  deste império visto hoje em dia com  sistema arcaico e  militarista,  com estratégia totalmente  voltada para a época da ditadura militar?

-Claro que não,  a vaidade e o jogo de interesses políticos  sempre  irão prevalecer se não  fizermos algo para derrubar  isto. 
Temos certeza absoluta  que  só  não se usa  mais o pau de arara  hoje em dia como corretivo  pois o povo já tem  uma visão mais ampla destes acontecimentos que antes ficavam  obscuros,  e os direitos humanos está mais atuante graças a Deus.

Não precisam pensar nem acreditar que irão fazer  algo para mudar este sistema,  atendendo  nossas reivindicações como vem  sendo  feitas através de movimentos pacíficos país  a fora,  através de  audiências públicas em várias  cidades  e  até  grandes mobilização através de  marchas organizadas  até  Brasilia DF.
É  necessário  nos mobilizarmos e fazermos mais,  os interesses políticos são   muitos,  a vaidade dos mesmos  é  gigantesca  e o descaso com as  necessidades do povo é  total.

Pessoas como eles, que andam em carros brindados ou cercados de seguranças particulares ainda não acordaram para a realidade que  eles também estão sujeitos a serem vitimas  da criminalidade a qualquer momento se  não fizerem algo para mudar este sistema.

Enquanto a sociedade não for para as  ruas lutar por aquilo que é seu por direito,  fazer  com que  as autoridades  revejam seus conceitos sobre  segurança pública  no nosso país, nossas crianças e jovens continuarão  morrendo nas mãos dos traficantes, nossos jovens continuarão sendo aliciados  e esta  desgraça do século continuará  destruindo  tantas famílias.

É  necessário que  a sociedade  acorde para esta realidade, que acreditem na força que só ela tem  para  provocar estas  mudanças.
.Fica a pergunta:
Por que temos a coragem de irmos em uma urna  eletrônica  a cada 02 anos,  escolher na maioria das  vezes  mal  nossos representantes  para governar  e não temos  CORAGEM e determinação suficiente  para sairmos as  ruas cobrar destes mesmos políticos  os compromissos  firmados com cada um de nós nos palanques eleitoreiros?

Temos que dar um basta nisto, temos que nós unir com quem realmente quer trabalhar, com quem vem  fazendo um excelente  trabalho diretamente nas nossas comunidades.
Já  está provado que o povo abomina  o trabalho  feito através da  repressão como temos visto  a  anos, queremos uma policia comunitária,  com métodos preventivos, pacificadora e bem vinda nas nossas sociedades, queremos  mais Guardas Municipais nas ruas zelando pelas nossas vidas e a vida de nossas famílias.
Acorda Brasil, vamos a luta por melhorias  na nossa Segurança Pública, este  é nosso direito mas também nossa responsabilidade e nosso dever de lutar por  estas  mudanças.


Por : Vera  Silveira.



Nenhum comentário:

Postar um comentário