sábado, 17 de agosto de 2013

SEGURANÇA PÚBLICA, DIREITO MAS TAMBÉM DEVER DA SOCIEDADE EM LUTAR POR MELHORIAS DESTE SISTEMA.





Dia 15 de Agosto de 2013, lá estava Eu mais uma vez  participando de uma Audiência Pública realizada na cidade de Sete Lagoas MG, desta  vez a convite da GCM Lúcia Ferreira e demais  GCMs  da Corporação local.

Mais uma vez se ouviu muitas  palavras bonitas e compromissos firmados pelas autoridades presentes que prometeram buscar estratégias para melhorar  as condições de trabalho da Guarda Municipal  daquele município,  palavras estas que não  podemos deixar cair no esquecimento,  que deve ser considerada  prioridade  entre tantos  assuntos a  serem  tratados  e solucionados   pelos representantes da  Casa Legislativa.

Fiquei  realmente comovida ao ver a coragem e determinação  do pequeno  grupo que forma a GCM da cidade, verdadeiros  desbravadores e guerreiros  diante de tantos  empecilho e tamanho  descaso que  os governantes da cidade demonstram ter com relação a Segurança pública de seu Município.

Me   deparei  com inúmeras situações inusitadas,  porém, vale destacar a precariedade  de trabalho  dos 40 GMS que atuam  na querida cidade de Sete Lagoas. 
Acredito ser  impossível realizar  determinados  trabalhos  com um número tão pequeno de Guardas Municipais  perante o crescimento e desenvolvimento do município, partindo principalmente da lógica que,  com o crescimento da cidade, aumenta-se  o número de infratores e  a violência em geral  que cresce  assustadoramente.

Entre tantas  falas bonitas que se ouviu durante a audiência  poucas soaram como verdadeiras, sabemos que muitos aproveitam de determinadas situações para se promoverem  diante da desgraça alheia.

Foi muito bem colocado pelo presidente  da SINDGUARDAS, GCM de Belo Horizonte, Pedro Bueno, a necessidade  de melhores condições de trabalhos para a Guarda Municipal de Sete Lagoas, como principalmente, equipamentos básicos para que  possam exercer suas funções  com o mínimo de segurança própria.

O vereador Marcelo Cooperseltta  foi muito feliz em suas palavras quando  demonstrou interesse  e preocupação com a atual situação da GCM  de sua cidade, se colocando  a disposição  da Corporação no sentido de contribuir  para agilização e solução dos problemas  existentes como por exemplo  as  retaliação que  a Guarda Municipal  vem  sofrendo neste momento.

Mais uma vez Mauricio Domingues da Silva (CD Naval), presidente da ONG  SOS  SEGURANÇA  DÁ VIDA  e representante das   Guardas   Municipais  Metropolitana de  São Paulo, foi claro e objetivo em suas palavras quando disse  que infelizmente as Guardas Municipais ainda têm que “brigar para trabalhar” em nosso país, disse  também  que, quem deve conduzir os trabalhos das Guardas  é um integrante  da própria corporação e não  coronéis  militares que estão  em fim de carreira, que  estão  infiltrando em diversas instituições da  Corporação Azul Marinho em várias cidades, com intuito apenas de  implantar  métodos da  arcaica  ditadura militar, que  a  justificativa  de  que as Guardas Municipais  ainda não estão  preparadas para atuarem não  justifica  e só aumenta a insensatez  destes  ditadores militares que se acham donos da verdade e da sabedoria plena.
 O  GCM Naval afirma com propriedade que,  aqueles que  ainda  duvidam da  capacitação desta  corporação, que  forneçam   treinamento e capacitação para os mesmos,  que ninguém nasce sabendo, todos   nós  temos  que ter formação para determinadas  funções inclusive eles que se acham  donos de um poder soberano, não nasceram sabendo nada.

É  realmente um absurdo ainda termos que   conviver  com  tal situação, onde alguns coronéis se acham donos da verdade e do poder absoluto, onde  muitas  corporações ainda têm que viver sob domínio destes ditadores que se acham donos  da verdade e  com capacidade única de comandar.

Ao  meu  ver, não passam  de um grupo  formado por pessoas  que não estão dando a mínima para a situação de insegurança que  estamos submetidos a  viver e conviver,  não passam de  um grupo de pessoas que  vêm a  nossa  Segurança Pública como um trampolim  que  os leva a tirar sempre proveito  e regalias próprias desta situação.

Temos que dar um basta nisto,  a sociedade precisa  entender o quanto  podemos  fazer para contribuir com estas mudanças  tão necessárias , é preciso  fazer  estes  políticos entender de uma vez que são nossos empregados, eleitos e pagos por nós para nos representar com dignidade e responsabilidade,  podemos  conduzir  estas mudanças  com total  força e a qualquer momento , só basta querer, pois o  poder  para mudar tudo isto está basicamente em nossas mãos. 

 Chega de tanta hipocrisia, vamos a luta pelos nossos direitos constitucionais, se ficarmos  de braços cruzados esperando por milagres, estes não irão acontecer  jamais,  e  provavelmente,  em bem pouco tempo, só teremos o que lamentar por termos sido  tão omissos  e acomodados durante  todo este tempo.


Acorda Brasil, a hora é agora, nosso povo está  morrendo nas  mãos de  bandidos e vitimas de  traficantes, que estão soltos dentro das nossas  comunidades.

 Vamos continuar vendo este sistema arcaico que ai  está, ditando regras  absurdas e dizendo que que as nossas Guardas Municipais não estão preparadas para atuarem?

Vamos continuar  ver nossas crianças e jovens morrendo  todos os dias por causa do descaso e incompetência de determinadas corporações que se acham donas da verdade e do poder, que enfatizam a todo momento que as nossas Guardas Municipais  não podem atuar com poder de policia?

Vamos  continuar deixando que estes coronéis de fim de carreira continuem  manipulando um sistema que deve ser conduzido com seriedade, por pessoas que realmente querem trabalhar e estão com disposição e vontade  para tal ?

A hora da mudança pode ser agora, basta que a sociedade  tome uma atitude  que só ela  tem absoluto domínio  e poder de transformação.
Devemos fazer valer a nossa vontade e a vontade do povo, devemos  acabar de vez com as regalias  e o desrespeito destes  políticos irresponsáveis e corruptos  que estão hoje no poder, queremos e podemos ter uma Segurança pública de qualidade, basta  ter disposição e garra para lutar por isto.

Acorda  Brasil,  esta luta é  de todos nós.




Por:  Vera Silveira.