quinta-feira, 31 de outubro de 2013

DESABAFO DE UMA PROFESSORA.






Mais uma vez deparamos com a violência na nossa sociedade, desta vez o episodio se deu  em uma escola Municipal em Mariana MG no dia 29/10/13, durante horário de aula.

Uma mãe totalmente  desequilibrada  e embriagada  adentrou o prédio da  escola  sem permissão, dirigiu-se  até a sala de aula onde a filha se encontrava  e começou a agredi-la com murros, tapas e puxões de cabelo.

Sem conseguir se defender da ira da mãe, a adolescentes de apenas 13 anos, que já se encontrava bastante machucada por ter sido espancada anteriormente em sua residência, não conseguiu  se defender nem desvencilhar da fúria de sua genitora.
Professores e demais funcionários da escola tentaram deter esta mãe, mas  também foram ameaçados por ela além dos  gritos e palavrões de baixo  nível.

Aos berros  a agressora ameaçou continuar agredindo a filha e prometeu  voltar à escola quantas vezes quiser para dar o corretivo necessário  na  filha, alegando poder até matar a menor,pois segundo ela pode fazer como quiser pois é a mãe da adolescente.

Enfim,  partindo deste episodio a Guarda Municipal de Mariana  foi acionada para dar apoio e garantir a segurança física e moral da aluna e dos professores naquele momento.
Assim que a Guarda Municipal chegou, imediatamente  deu-se  inicio a  um relatório dos fatos acorridos, buscando tranquilizar  todos e fornecer segurança no local naquele momento critico.

Daí a história volta a se repetir com já aconteceu anteriormente nesta mesma escola, o conselho tutelar é acionado, com muita demora chegam para tomar as providencias necessárias e  cabíveis junto a Guarda Municipal que já se encontrava  a espera de mais apoio,  pois segundo eles, não podem  agir sozinho, e com isto a história vai se estendendo.
 Alguns  GMs  acompanham os membros do Conselho Tutela até a residência da agressora para garantir também segurança ao grupo visto que a Senhora  estava sob efeito de álcool e muito nervosa.


Através de relatos do Conselho Tutelar,  a agressora  ameaçou ser ainda mais rigorosa e enérgica  na educação dos filhos, ameaçando comprar um revolver e matar o filho que já é usuário de drogas e  que retornaria a escola quantas vezes fosse preciso.
Partindo disto chegam a conclusão que teriam  que tomar outras medidas para que esta mãe não cometesse  mais nenhuma atrocidade contra a adolescente e a escola,  ai vem um fato que me deixa totalmente indignada:
Por que a Guarda Municipal não pode concluir um trabalho que iniciou , tendo que acionar outros órgãos de defesa e segurança para tal,  se foram estes GCMs que  compareceram  imediatamente no local para nos dar apoio?

Por que senhores governantes ou órgãos responsáveis, que a GM  não pode registrar uma ocorrência se foi ela que conduziu todo o trabalho,  se foi ela que prontamente atendeu  o chamado daquela comunidade em um momento critico e delicado como o ocorrido?

Jamais a Guarda Municipal  poderia passar  tal obrigação de registrar a  ocorrência através de um BO à  Policia Militar,  afinal,  este procedimento só fez  com que a Guarda Municipal cometesse  um deslize judicial   imperdoável,  pois com isto  permite-se  a quebra de  fragrante ao entregar  esta ocorrência a PM para ser registrada por eles.
Isto é inadmissível e imperdoável,  simplesmente por vaidade e estrelismo, cometeu-se um grande equivoco e com isto  acarretando   prejuízo a sociedade e aos seus interessados no bom andamento do processo.

Até quando veremos estas atitudes mesquinhas, de disputa de poder prejudicar a qualidade de serviço da nossa segurança pública da qual temos o direito adquirido constitucionalmente?
Até quando veremos professores serem agredidos ou até morrerem nas mãos de pessoas covardes que continuam espalhando o terror dentro e fora de nossas escolas e comunidades?
Até quando nossos poderes  públicos, sejam eles municipais, estaduais  ou federais continuarão omissos a defasagem de  agentes de segurança em nossos municípios?

Será preciso que a  nossa  PRESIDENTA  seja  vitima também de alguma atrocidade para que entenda que o policiamento que ai está, não mais atende a demanda em relação ao aumento de crimes em nossas cidades?
Será que alguns deputados terão que morrer vitimas também  desta violência para que os outros  olhem com mais  responsabilidade e seriedade  para este problema e  resolvam aprovar  tantos projetos  importantes que estão no congresso engavetados e esquecidos por eles para que haja interesse de  melhorias no nosso sistema de segurança pública?
Será preciso que familiares destes políticos que ai estão  governando nosso país, tenham suas vidas ceifadas para que  entendam a necessidade de mudanças e aumento de  policiamento através das Guardas Municipais para  suprir as necessidades e defasagem  neste sistema que ai está, cheio de falhas e incompetência e desinteresse  da maioria?

Clamamos por misericórdia e socorro a quem quer que possa nos ajudar,  é preciso que respeitem nossas vidas, que passem a trabalhar com mais prevenção nas nossas comunidades, que dê as nossas guardas municipais as atribuições necessárias, com os devidos valores e respeito que as mesmas merecem pela qualidade de trabalho quem vem desenvolvendo junto a nós.
As PMs já  não dão mais conta desta demanda, não conseguem mais trabalhar com eficiência sozinhas perante o aumento do índice de crimes cometidos no Brasil,  os tempos mudaram e com estas mudanças vieram o aumento da violência que hoje se encontra fora do controle de quem tem poder de policia, digo poder pois  condições e competência as Guardas Municipais também possuem, e não me venham com esta velha história que nossas Guardas não estão prontas e nem preparadas para atuarem como policiais, isto é contraditório mediante a ação precisa de cada GCM durante os atendimento a população.
 E se esta é a justificativa, então sugiro  que os Estados  ou Municípios  forneçam cursos de capacitação e demais procedimentos necessário  para preparar melhor estes agentes,  ninguém nasce sabendo, assim como  a PM e a Policia Civil  também tiveram que ser treinadas e  preparadas, e mesmo assim não estão conseguindo mais  atuar  de acordo com as necessidades do povo brasileiro, a Guarda Municipal também tem perfil e competência para tal e deve ser atribuído  a ela também, o poder de Policia Municipal.

Senhora presidenta, deputados, governadores e principalmente prefeitos,  as nossas vidas estão de certa forma  nas mãos de vocês, deixem de covardia e omissão e tomem uma atitude plausível,  deem condições de trabalho para quem realmente quer trabalhar e somar com as demais que ai estão, uma Guarda Municipal preparada e armada para nos defender é o mínimo que vocês devem nos proporcionar,  não esperem a desgraça bater também em suas portas, afinal carros brindados, casa com sistema de segurança também falham e vocês também serão vitimas do sistema,ai  talvez será  muito tarde para que tomem as devidas  providencias  para nos oferecer aquilo que já é nosso de direito, uma Segurança Pública de qualidade.

É chegada  a hora de darmos um basta a esta situação, precisamos  que ir a luta  pelos nossos direitos constitucionais,  não podemos mais conviver com o descaso e a  irresponsabilidade daqueles quem se acham  imunes  a desgraça,  a dor da  perda e a  falta de  proteção física e moral  neste país  tão rico em moedas e tão miserável   em  relação a qualidade de  vida e segurança  de sua nação.















 Por:  Vera Silveira.                                                                                                                                   

terça-feira, 8 de outubro de 2013

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

TRIBUNAL DE JUSTIÇA REJEITA PROCESSO SOBRE ATUAÇÃO DA GUARDA MUNICIPAL DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ (SC)

Após três anos e quatro meses esperando julgamento, o processo movido pela Associação de Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Santa Catarina - Capitão Osmar Romão da Silva – ACORS, contra artigos da lei que criou a Guarda Municipal de Balneário Camboriú foi extinto ontem pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. 
O Órgão entendeu, por maioria de votos, que a Acors não tem legitimidade para promover a ação.
O pedido era que fosse declarada inconstitucional a atuação da Guarda no policiamento de ruas e do meio ambiente. Dessa forma, sendo inconstitucional ou não, a Guarda Municipal poderá continuar atuando como polícia porque não há nada que a impeça.

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

A OMISSÃO DE FATOS ALÉM DE CRIME É TAMBÉM UMA ATITUDE COVARDE.




Venho acompanhando incessantemente  as  lutas  da Corporações Azul  Marinho por este Brasil a  fora.
Fim da conversa no bate-papo.
Chego a indignação  com tanto descaso, indiferença  e  a forma  equivocada  como nossos  políticos  vem  tratando nossa  segurança pública e principalmente seus agentes  por todo  país.


Se formos considerar na integra, o maior  descaso no  momento  é com a luta  das guardas municipais, podemos constatar tal  situação  através  da  maneira  como conduzem e  se propõe  a  solucionar  as  reivindicações  desta classe,  é feita   através de  marchas, manifestos,  audiência  publica e outros, que estes nobres guerreiros  veem realizando Brasil a fora  sem um resultado satisfatório que atendesse as reivindicações e necessidades  da classe.


Não venham tentar  justificar tamanha ignorância, incompetência, insensatez  e falta de compromisso com nosso povo através de discursos prontos como veem fazendo,  palavras bonitas  porém vagas  e enganosas que não acrescentam em nada.  Ainda insistem em pregar  a respeito do reconhecimento dos trabalhos das GCMs , insistem no velho e ultrapassado  discurso de  que  as Guarda Municipal  só podem   cuidar de prédios  público,  ronda escolar e  poucas outra atribuições dadas  a estas instituições,   que nossas  Guardas Municipais ainda  não estão  totalmente preparadas para andarem armadas,  oras, se  é este  realmente o motivo,  que  ao meu  ver  não passa  de desculpa  e covardia  de quem não tem a  hombridade e o carácter  de assumir  seus desinteresses pela causa,  que  proporcionem  condições para que  cada  GCM  realize  cursos  e treinamentos intensivos, além é claro dos que já são obrigados a realizar   para  que possam  atuar como "Agentes  de Segurança  Pública".


E o mais importante Srs. governantes,  os demais agentes de segurança que ai estão,que  fazem parte de outras corporações  não nasceram  sabendo nada,  tiveram  que treinar  para tal e muito pouco sabem ou entenderam sobre  prevenção na segurança pública,  os métodos deles são arcaicos, ultrapassado e punitivo,  e o povo não quer mais este  tipo de policiamento  nas ruas, a  ditadura  militar é  coisa  do passado.


Será que  tais  governantes  acham que  estão  imunes  a todas  estas tragédias que vem  acontecendo em nossas sociedades,  fruto do auto  índice de violência, criminalidade  e aumento do  trafico de drogas que veem consumindo  e destruindo  nossas crianças e nossos jovens?
Por que não saem da zona de conforto e veem  para a zona de enfrentamento como faz um Guarda Municipal  todos os dias,  sem as  condições básicas  para  enfrentar  um bandido,   a lei  é clara  quando diz que um Guarda Municipal tem  que zelar pela nossa  segurança,  mas como, se  este enfrentamento é desleal e desigual, não se enfrenta um bandido apenas  com  palavras ou até mesmo portando um cacete, o inimigo vai  revidar imediatamente com bala,  eles não tem nada a perder,  mas quem arisca perder sua vida é o guarda municipal, naquele momento,  onde fica a responsabilidade do governo quanto a segurança pessoal  deste agente de segurança pública?


 Srs.  Governantes, segurança pública além de ser  coisa séria é direito  de todos,  portanto é um bem constitucional  adquirido, deixem de tanta hipocrisia e  deem condições para nossas GCMs  trabalharem  melhor, como já foi dito inúmeras vezes, as  Guardas Municipais  estão ai  brigando por melhores condições para trabalhar, e a sociedade apoia o trabalho de prevenção dos  mesmos.


Cabe também á sociedade ser mais enérgica e  buscar seus direitos, não basta ficar esperando que alguém faça  determinadas coisas por  nós,  se não mostrarmos nosso interesse e nosso empenho  para que  haja determinadas mudanças, elas nunca virão.
Os políticos brasileiros  estão acostumados a fazer chacota com a cara da  nação e até costumam  dizer que o nosso povo  é um povo pacífico,  enquanto aceitarmos  ser tachados de bonzinhos  vamos continuar  vitimas da desgraça e da dor de perder nossos maiores  bens que é nossos familiares para os bandidos que continuam cometendo terríveis atrocidades e continuam ai,  soltos  e impunes  nas ruas de nossas cidades.



Como  já sabemos,  omissão também é crime,  então fica a pergunta que não quer calar:
-  Até quando  a omissão e a covardia vai predominar  e  dominar os bastidores políticos neste pais, onde pobres HOMENS morrem  de fome e de medo, enquanto este bando de  políticos que ai estão governando,  passam a filé-mignon ,  onde  animais tem fome e o pato está vazio,  todos  vivem em  uma busca constante  de sobrevivência e a  situação piorando  cada dia.


Acorda Brasil, não podemos viver mais omitindo e mentindo quanto a esta situação,  acordem,  a voz do povo é a voz de Deus,  esta  luta é  nossa também e não podemos  ser omissos  a estes  acontecimentos  por falta de interesse dos nossos  governos sejam  eles  municipais , estaduais  ou federais.


 Se for para o bem geral da nação para obter  melhorias  na nossa segurança pública, vamos arregaçar as mangas e vamos a luta, esta é uma  luta que  não pode parar, até que nossos direitos  sejam respeitados e nossas Guardas Municipais  tenham seus direitos constitucionais estabelecidos, reconhecidos,devemos continuar  lutando todos juntos por um país onde as pessoas podem transitar nas ruas de suas cidades com uma segurança pública adequada e de qualidade, num país  digno de se viver.










Por : Vera Silveira.